Segurança na Web: 5 erros que você não pode cometer online
As vezes temos a impressão que sempre vivemos na internet e que nada existia sem ela pois hoje nossa vida está muito ligada a ela, seja no trabalho, no lazer, nos estudos e durante todo o dia e noite. Mas mesmo estando tão familiarizados com ela ainda cometemos erros banais que podem prejudicar a segurança da nossa família e das nossas finanças. Aí vão algumas dicas certeiras para você não errar mais:
1. Cadastro de senhas fáceis
Pode ser nas redes sociais ou no cadastro do seu banco, senhas e logins são usados para tudo e como temos várias delas acabamos escolhendo nomes ou números que sejam fáceis de lembrar e até mesmo repetindo a mesma senha para mais de um site. Colocar nomes de parentes e datas de nascimentos são os principais erros cometidos nessa área, pois esses dados são facilmente descobertos e são os primeiros a serem testados em caso de ataque. Quando for escolher uma senha, coloque letras e números, isso diminui as chances de invasão da mesma, e anote palavras-chaves que podem ajudá-lo a se lembrar delas, nunca as senhas em si. Para aumentar ainda mais a segurança, troque suas senhas a cada seis meses.
2. Não fazer cópias de segurança
Os programas e equipamentos que usamos em nosso dia a dia facilitam muito nossa vida mas precisamos tomar alguns cuidados para não gerar retrabalho, como salvar arquivos que estão em construção, salvar arquivos em nuvem para evitar perdê-los em caso de problemas na máquina e fazer cópias de segurança de arquivos importantes como imagens de família.
3. Clicar em links duvidosos
Somos criaturas curiosas e descuidadas, por isso quando recebemos uma e-mail com cara duvidosa acabamos clicando e baixando o arquivo, mesmo sabendo que a chance de ser mais um vírus é muito grande. Quando você receber um e-mail de um remetente desconhecido de um assunto que você não está esperando, não abra, marque o remetente como spam e apague.
4. Acessar sites importantes em qualquer computador
Acessar seu e-mail pessoal ou sites bancários em qualquer computador pode fazer com que o navegador salve sua senha e qualquer pessoa possa acessar, mesmo que por engano. A maioria dos sistemas atuais possuem um sistema de liberação para acesso por outro computador, onde você recebe um código para autorizar o acesso através de outra máquina. Pode ser mais trabalhoso mas com certeza é mais seguro e pode evitar muitos problemas.
5. Usar Sistemas operacionais pouco seguros
Por mais que o Windows seja um sistema muito utilizado, ele está longe de ser o mais seguro, exigindo que você use sistemas de antivírus, atualize constantemente e faça varreduras com frequência. Se você guarda dados muito importantes no seu computador, considere instalar sistemas como o Linux, que é gratuito, não precisa de antivírus e ainda é personalizável.